- Quarta-Feira 02 de Setembro de 2015

Notcias Contedo

Notícias e Eventos

Na Faculdade Barretos o Trote Solidrio Combate o trote Estudantil

O trote estudantil est proibido em Barretos. A Lei 4.358, de 10 de junho de 2010, probe o trote estudantil e disciplina a recepo dos novos alunos nas instituies de ensino superior do municpio. A Lei prev punies tanto para o aluno quanto para a instituio. O Regimento da Faculdade Barretos j prev punio para casos de desrespeito a qualquer pessoa ou dano material. Por meio de um processo administrativo poder haver uma simples repreenso verbal, passando pela advertncia escrita, depois suspenso e, por fim, expulso.

Este rito de passagem, que remonta o sculo XVII, tradicional nas primeiras semanas de aulas. O que era para ser um momento de felicidade e integrao, extrapolou os limites do bom senso e da dignidade humana e est causando fortes consequncias psicolgicas e fsicas, levando, no limite, at a morte. Vemos todos os anos na mdia casos de abusos e violncia contra calouros, com raras punies por parte das instituies educacionais e dos rgos competentes.

Percebemos que a sociedade inteira est mobilizada contra o trote estudantil. Em 2009, por exemplo, recebemos ofcio do Ministrio Pblico Federal/Procuradoria Regional da Repblica com recomendao sobre o trote estudantil, e solicitando aes concretas para coibi-lo. Nossa resposta s autoridades e sociedade vem desde a abertura das primeiras turmas da Faculdade Barretos, em 2006. Certos do papel social que nos compete, a Faculdade Barretos criou o Ncleo de Responsabilidade Social que tem por objetivo elaborar e executar projetos sociais, alm de facilitar a articulao com a comunidade. No lugar do trote estudantil, implementamos o Trote Solidrio.

O Trote Solidrio tem por objetivo sensibilizar todos os alunos da Faculdade Barretos para a importncia de uma vida calcada na tica e na responsabilidade social, caractersticas fundamentais para a formao do indivduo. Alm disso, o Trote Solidrio visa integrao de todos os alunos dos cursos de Administrao, Direito, Enfermagem, Histria e Sistemas de Informao, por meio de atividades que possam despertar a conscincia social, a solidariedade e o respeito.

No incio de cada ano letivo, convocamos uma reunio com coordenadores, funcionrios e representantes dos alunos, a fim de criar estratgias para recepcionar os calouros de maneira gentil e cordial, apresentando-lhes a instituio e dispondo-se a ajud-los no que for preciso. A partir de 2011 esse grupo compor a Comisso de Recepo dos Alunos (CRA), j atendendo o que diz o art. 2 da referida lei municipal.

Sempre na primeira semana de aula, a Faculdade Barretos organiza a Semana do Acolhimento, que tem por objetivo promover uma srie de atividades de integrao dos alunos (calouros e veteranos), a saber: apresentao detalhada da matriz curricular de cada curso, bem como sua estrutura e caractersticas; visita dirigida s dependncias da instituio; capacitao para o uso de software institucional; treinamento na Biblioteca; apresentao e discusso do Manual do Aluno, que explica todos os procedimentos da secretaria, tesouraria e outros setores; oficinas temticas, palestras e debates sobre o perfil do profissional exigido pelo mercado de trabalho; promoo de aes sociais por meio do Trote Solidrio. A referida lei tambm trata da recepo dos alunos.

Desde 2007 realizamos as seguintes aes sociais: Arrecadao de alimentos no perecveis, brinquedos, livros e roupas, alm de doao de sangue e cadastro de medula ssea. Todos os produtos arrecadados foram doados para instituies sociais conveniadas com o ncleo. A ideia despertar no aluno a criatividade, o trabalho em equipe, a flexibilidade, o compromisso, a responsabilidade, enfim, atitudes comportamentais valorizadas pelo mercado de trabalho. Na verdade, o Trote Solidrio a iniciao do calouro em projetos sociais que sero desenvolvidos durante toda sua vida acadmica, seja por meio das disciplinas ou atividades extracurriculares, seja por meio do Ncleo de Responsabilidade Social.

O relato dos alunos de uma recepo educada e simptica, o que, certamente, refora o respeito s leis e aos bons modos, interiorizados no momento em que esse calouro se torna veterano. Estamos conseguindo vencer a luta contra o trote de carter violento, amparados na conscientizao, na educao e nas aes sociais. Por sermos ainda uma instituio jovem, no deixamos a cultura do trote violento nascer, pois conseguimos implantar o Trote Solidrio e a Semana do Acolhimento, que esto sendo muito bem organizados e j esto apresentando bons resultados, tanto para a instituio, como para a comunidade, mas, principalmente, para os alunos.

Entendemos que o Trote Solidrio muito importante para promover a conscincia social do aluno, pois permite uma maior socializao, tornando a nossa faculdade em um ambiente de reflexo e de harmonia.

A lei municipal contra o trote estudantil vem, com efeito, legitimar aes que a Faculdade Barretos j desenvolve h anos, pois corrobora com nossos ideais de educao, que devem pautar-se no respeito s leis e dignidade humana.

Prof. Dr. Rodrigo Ruiz Sanches Docente da Faculdade Barretos e Coordenador do Ncleo de Responsabilidade Social.